Ciclo de Dramaturgos - Escavação de Sentidos

  • Foto:
  • Foto:

Informações

Este encontro/ oficina é um convite para um diálogo prático de compartilhamento do processo criativo de Fio a Fio (espetáculo de dança-teatro concebido e performado por Giselle Rodrigues e Edi Oliveira) e de como foi se dando sua construção poética.

O compartilhamento do processo deste espetáculo servirá apenas como um mapa condutor dos caminhos que traçamos para a criação e um provocador para experimentação do fluxo criativo e da construção poética cênica. Por meio de improvisações livres e sensibilização da atenção que abarcam experimentações com a corporalidade e oralidade iremos descobrir juntos possíveis poéticas que poderão se desenvolver à partir do interesse de cada participante. Esta proposta é inspirada na pesquisa AISTHESIS desenvolvida por seis artistas de Brasília (Edi Oliveira, Giselle Rodrigues, Glauber Coradesqui, Jonathan Andrade, Kenia Dias, Francis Wilker), do qual sua prática buscou superar a dicotomia “processo-obra”, e expandir a noção de acontecimento artístico ao propor o próprio ato do encontro e a percepção das potências criativas do instante, que são mobilizadas em um fluxo de criação, como tempo-espaço de arte. Processo de improvisação, contágio, contaminação e partilha.

O Caminho

  1. DESCOBRINDO MUNDOS, INVENTANDO NO COLETIVO – a experiência do fluxo criativo, sem roteiros, sem temas, sem caminhos definidos à priori, fazer sem querer saber, deixar acontecer. Etapa de improvisações e de descobertas de materiais.
  2. NARRATIVAS QUE EMERGEM – observar o que retorna, repetições, qual o percurso dos materiais que surgem. Aproveito? Jogo fora? Desvio? Transformo? Escamar materiais.
  3. FAZER-SE PERGUNTAS – a partir do que emerge observar as narrativas possíveis dos materiais e orientá-las para o que se deseja.
  4. NARRATIVAS EM FLUXO – a construção poética a partir da experiência do fluxo de narrativas. Quando o próprio processo diz por onde ir.

Serviço - Atividade Gratuita

Vagas
20
Duração
20 horas
Data
21 a 25/08 - 14h às 18h
Local
CRJ Centro de Referência da Juventude
Rua Guaicurus, 50 - Centro

Inscrições encerradas